sexta-feira, 21 de março de 2008

Mostra sobre tropicália utiliza andaimes como estrutura expositiva

Detalhe do sutil revestimento dos andaimes com planos de vidro transparente.


O Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro (MAM/RJ) abrigou a exposição Tropicália – Uma Revolução na Cultura Brasileira. Mostra itinerante com projeto museográfico assinado pelo escritório paulista Andrade Morettin Arquitetos. Esteve em cartaz em instituições norte-americanas e européias a partir de meados de 2005, apresentando a arte, a moda e o design relacionados ao movimento tropicalista brasileiro do final da década de 1960.

As peças e o cenário da exposição foram feitos com andaimes, que fazem as vezes de vitrines, bancadas, plataformas de piso e elevadas, rampas, escadas e passarelas. A opção por materiais e sistemas de montagem das construções contemporâneas foi conseqüência do caráter itinerante e temporário da mostra e do traço irreverente do movimento.

Foi destaque a sutil intervenção concebida no sistema de andaimes, onde uma espécie de lingüeta metálica tornou possível a inserção de anteparos planos nas faces ortogonais, de vidros transparentes ou painéis de madeira, para a circulação e fixação de peças gráficas. Assim, o projeto adaptou-se a demandas expositivas diversas, a exemplo da recorrente necessidade de proteção de obras raras.

Tropicália reuniu cerca de 250 peças, entre obras e instalações de Hélio Oiticica, Lygia Pape, Lina Bo Bardi, Marcelo Nitsche, Rubens Gerchman, Rodrigo Araújo, Marepe e Antonio Dias, entre outros, assim como capas de discos, vestuário (acervo do Museu de Arte de São Paulo – Assis Chateaubriand), pôsteres, anúncios, livros, documentários e material de teatro e televisão. Além das instituições norte-americanas, também a galeria Barbican, de Londres, e Haus der Kulturen der Welt, de Berlim, abrigaram em 2006 a mostra, organizada em conjunto pelos museus de Chicago, do Bronx e o Gabinete de Cultura de São Paulo.

Exemplo da versatilidade do projeto: andaimes fazem as vezes de bancadas, vitrines e estruturas aéreas.


Os andaimes configuram volumes expositivos, que podem ser utilizados como vitrines, bancadas ou plataformas aéreas.

Matéria publicada originalmente em PROJETODESIGN, edição 328, junho de 2007.

Fonte: ARCOweb

Nenhum comentário: